Acontece nesta quarta-feira, 24, o segundo dia de atividades do 14º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em Londrina (PR). A abertura do evento aconteceu na noite de ontem, 23. 

Na manhã de hoje houve uma palestra ministrada pelo sociólogo Pedro Ribeiro durante a primeira grande plenária deste encontro das CEBs acerca da conjuntura social, política e eclesial do Brasil. O sociólogo ainda abordou temas como as fake news, classificadas por ele como “guerra de quarta geração”, aquela que prioriza a produção de informações falsas ou deturpadas para conquistar poder político e econômico.

Na manhã desta terça-feira, 23, o teólogo Celso Carias falou a respeito das atividades das CEBs no país, num encontro com assessores do evento. Um deles, Roberto Malvezzi, assessor da Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), tratou da ecologia e do cuidado ambiental. Ele lembrou a Laudato Si, do Papa Francisco, que aponta para uma Igreja comprometida com a realidade planetária dos povos.

Mensagem do Papa

O Papa Francisco, por meio do Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, enviou uma mensagem de apoio aos participantes do 14º Encontro Intereclesial, que foi lida pelo Presidente da Comissão do Laicato da Conferência dos Bispos do Brasil, Dom Severino Clasen.

Em sua mensagem, Francisco alerta que “Deus nunca é indiferente ao sofrimento do seu povo”, palavras que sempre estiveram presentes na caminhada das CEBs, que tradicionalmente assumiram ser voz daqueles que o mundo não quer escutar, a partir “duma vida pessoal onde brilhe a luz do Evangelho, numa existência inspirada no amor e na solidariedade”.

Programação

Nesta quinta-feira, 25, haverá uma reunião dos Bispos com a Ampliada das CEBs. No penúltimo dia do encontro as Comunidades Eclesiais se focarão nas iniciativas e desafios do mundo urbano, com ênfase em motivações para ações regionais e nacionais. A programação de sexta-feira, 26, será encerrada com uma celebração aos Mártires e Defensores da vida.

O 14º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que tem como tema “CEBs e os desafios do Mundo Urbano”, e como lema “Eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7)”, acontece até este sábado, 27.